sábado, 5 de outubro de 2013

Dubai – Share a tale a few can tell



A viagem até à Tailândia, além de escala em Madrid, passou também pelo Dubai, o célebre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Escolhemos assim porque tínhamos algumas horas para conhecer a cidade, antes de partir para Bangkok.

O aeroporto tem, claro, o belo do ar condicionado – esse aldrabão – que inibiu qualquer certeza de ter chegado a uma cidade que nos dizia estar com uns belos 39ºC. Pfff...esta malta da meteorologia está sempre a exagerar.






Apanhámos o metro dentro do aeroporto porque queríamos ver o famoso “maior edifício do mundo” (90% das pessoas devem ir lá só por causa disso). Corredores intermináveis, quilómetros de passadeiras rolantes e um shopping lá para o meio depois lá conseguimos respirar o ar do Dubai.


Proibi-me de dizer asneiras no blogue, mas juro que era a minha vontade: foi só pôr o nariz fora da porta e sentir uma película aderente que acabou de envolver um frango assado no forno a 40 graus! Mas o que é isto?!




O calor arrasador e a luz – muito, muito clara – nem me deixaram perceber o que se estava a passar: dei meia volta e procurei uma sombra (que fazia uma diferença mínima...). Quando me habituei (alguma vez?), já o Daniel andava a juntar-se às dezenas de turistas e a experimentar centenas de ângulos diferentes para que o raio do edifício, o Burj Khalifa, e os seus 828 metros coubessem nas fotografias. Ui, boa sorte.




Não é propriamente espetacular, o que não falta no Dubai são edifícios enormes. E ainda por cima tem um espetáculo de água foleiro. A verdade é que o Dubai parece um filme americano, daqueles onde os realizadores fazem dos árabes um inimigo subestimado, capaz dos planos mais bem preparados para dominar o mundo, com recurso a alta tecnologia e uma fé extremista. Dá para fazer umas belas de umas histórias ali.



Mas também dá a sensação de que nunca há de estar terminado: são obras e mais obras, andaimes, ruas cortadas, gruas e um sem número de trabalhadores entre as máquinas a dividir espaço com os enormes outdoors a anunciar a chegada de mais uma marca gigantesca ou mais um edifício com a melhor vista da cidade. E, como dizia alguém, o resto é paisagem: o Dubai é aquele centro financeiro-comercial e dos subúrbios não há de rezar a história (quanto tempo até ser engolido por tamanhas excentricidades?).





Vamos voltar lá na viagem de regresso a casa, mas desta vez à noite para fazer mais fotografias. À noite porque não sei se já falei do calor nesta terra...Já? Pronto. É que de dia não me vêem lá mais (se eu apanho quem teve o raio da ideia de que era interessante fazer uma escala grande no Dubai para conhecer a cidade...).



E não achámos propriamente cara. Além de pequeno-almoço, almoço e lanche, pagámos 16 dhirams (pouco mais de três euros) cada um por um bilhete de metro que nos permitia entrar e sair as vezes que quiséssemos até ao fim do dia (até fomos numa carruagem só para pessoas com o Golden Pass e o revisor não os expulsou) e a vista do 124º andar do Burjh Khalifa custava mais ou menos 30 euros (sim, é muito dinheiro, mas vá, é “o maior edifício do mundo”). Não fomos porque a única tour que ainda não tinha esgotado era tarde para nós. Só por isso! Nem é pelas vertigens do Daniel.


 De volta ao aeroporto era “o nosso reino por um sofá”. O Daniel ainda dormiu umas duas, três horinhas e nem o som das rezas a ecoar dos altifalantes por todo o aeroporto o despertou.

Ah, e à saída, o rapaz da imigração ainda tem a lata de dizer que aquele clima agora é que estava bom. Hein? Bom? Sim, até ao mês passado eram 45ºC. Quantos?! Mas alguém raciocina com essa temperatura? Eu disse que não ia dizer asneiras, eu disse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário